sábado, 4 de julho de 2009

PASSEIO DOS REFORMADOS 2009

Dia 27 de Junho de 2009, a Junta de Freguesia de Vila Chã, apoiada pela Câmara Municipal de Vila do Conde, organizou um passeio para os reformados da freguesia, do qual eu também participei, como acompanhante dos reformados e funcionária da Junta de Freguesia.
Foram vários os locais visitados. Com saída às 8 horas do edifício da Junta , quatro autocarros rumaram a Caminha com paragem para o pequeno almoço.
De seguida partimos em direcção à Fortaleza de Valença.
Uma paragem de 45 minutos para a visita e algumas compras, a esta maravilha. E depois ontinuar a viagem rumo a Monção.
Em Monção a paragem foi para almoçar. Quem levou os seus farnéis, fez o seu convívio junto às Termas de Monção. Os mais comodistas dirigiram-se aos vários restaurantes existentes para provar as várias especialidades da gastronomia da terra, que se fez acompanhar com o bom vinho da região.
Seguimos apreciando a beleza natural da Serra da Peneda do Geres.
O próximo destino, e nova paragem, subida a serra, seria o Santuário de Nossa Senhora da Peneda.
Chegados ao santuário, com interesses diversos, os participantes dividiram-se, visitaram a igreja, admiraram a obra envolvente e a beleza natural que rodeia aquele recinto. Maravilhoso.
A caminho do Soajo, localidade agrícola, com os seus espigueiros comunitários, fizemos uma curta paragem. Por alguns momentos admirou-se aquela construção toda em pedra, magnífica.
Breve passagem pela Barragem do Lindoso.
O passeio caminhava para a sua recta final. O objectivo estava quase cumprido na sua totalidade.
Chegados a Arco de Valdevez, paramos junto ao rio Vez para o lanche e mais um convívio entre todos os participantes.
Findo o lanche em forma de piquenique, entre os 188 participantes, no parque junto ao rio Vez preparamos o regresso a casa.
De volta ao ponto de partida, junto ao edifício da Junta de Freguesia, as palavras proferidas por todos os partcipantes eram de satisfação e alegria pelos bons momentos vividos durante o dia.
No próximo ano, faço votos que todos os participantes estejam presentes para mais um convívio.
Até lá, a todos os participantes.