sexta-feira, 17 de abril de 2009

IRMÃO ANTÓNIO NUNES - MISSIONÁRIO COMBONIANO

IRMÃO
ANTÓNIO NUNES

Chama-se António Manuel Nunes Ferreira e nasceu no Brasil em 1972. Um ano depois, os seus pais regressaram a Portugal e ele veio com eles! Fixaram residência em Vila Chã – Vila do Conde.
Estudou na escola primária da freguesia de Vila Chã, a sua escolaridade foi feita até ao 10.º ano.
Depois, devido a dificuldades económicas, foi trabalhar numa empresa têxtil. Tinha o irmão, 16 anos.
O seu irmão Luís, era assinante da Audácia. Foi aí que as histórias da banda desenhada que falavam dos missionários e das suas aventuras para ajudar os mais desfavorecidos, levando a Boa - Nova de Jesus que os libertava e lhes dava esperança, fizeram-no questionar-se: E porque não eu?
Quase com 19 anos entrou no seminário menor de Vila Nova de Famalicão. Com alguma pesquisa descobri que os seus formadores foram o irmão Humberto Rua e o Padre Silvério Malta. Começou aí a identificar-se com a vocação de irmão missionário.
Até então não sabia que os irmãos existiam! Nem imaginava o trabalho que faziam para ajudar o próximo.
A primeira consagração a Deus para a Missão foi em 17 de Maio do ano de 1997, em Santarém.

Fez os votos perpétuos a 29 de Abril de 2007 em Vila Chã - Vila do Conde , na Igreja Paroquial de São Mamede de Vila Chã. Igreja onde ele iniciou sua vida religiosa, e que agora sentiu a alegria de ver esse seu discípulo, receber os seus votos.

Fez a sua formação em Nairobi (Quénia), de 1997 a 2001. Regressou a Portugal em 2001 e frequentou o curso de Enfermagem em Viseu.
A área da saúde sempre o fascinou pelo que implica de contacto com toda a nossa humanidade e com o divino.

A vida e a morte são uma luta constante, e Deus serve-se de nós para lutar pela vida! (diz o Irmão)
Ele sempre quis tirar o curso de Enfermagem, mas as oportunidades teimavam em não aparecer e o projecto era adiado! No Quénia, segui grupos de apoio às vítimas da sida.
No contacto com esses pacientes, sentindo a impotência de quem quer ajudar e não sabe como, a sua decisão tornou-se mais forte e, com o apoio dos seus superiores, iniciou o curso de Enfermagem aos 30 anos!
Hoje sente-se feliz e sente uma grande responsabilidade por poder prestar tal serviço aos que mais precisam. É tão bom quando Deus nos dá a possibilidade de resgatar vidas quando tudo parece perdido! Como enfermeiro e missionário, a sua experiência tem sido uma experiência cinco estrelas! Cada dia é um desafio e uma gratificação.
Os meios de que dispõe são escassos e em certas áreas tem mesmo de improvisar, criar alternativas para preservar a vida daqueles a quem tentar curar e ajudar.
Ser missionário - enfermeiro é ter uma grande dimensão de confiança, saber que não está só quando desempenha as suas funções como agente de saúde.
Os milagres acontecem quando são vistos casos que parecem perdidos “ressuscitarem” com uma energia que só Deus pode dar!
Assim é a vida do Irmão Nunes. Filho adoptivo desta Freguesia de Vila Chã de quem só temos motivos para orgulho.
Bem haja Irmão!
Que Deus o ilumine e o acompanhe nessa tão grandiosa missão que resolveu abraçar para a sua vida.
Bem haja!
Artigo escrito por Maria Gonçalves com informações recolhidas entre uma conversa e outra com o pai do Irmão Nunes e alguma leitura em diversas fontes.

Sem comentários:

Enviar um comentário